Lavras Novas
Lavras Novas é um pitoresco distrito de Ouro Preto, distante à 19 km do centro urbano do município. O lugarejo data de aproximadamente 1716 e cercado por esplêndidas paisagens de montanhas e cânions, possuindo uma ótima rede hoteleira, restaurantes e atividades, como passeio de quadriciclos e caminhadas nas majestosas trilhas que chegam em lindas cachoeiras. É importante lembrar que a população chega a sextuplicar durante feriados, por isso é muito importante agendar com antecedência sua hospedagem, consulte conosco nossos parceiros! Por se tratar de um local histórico, Lavras Novas é cercada de mitos e lendas, vale à pena conversar com os habitantes para conhecer os contos locais, além disso foi palco e cenário de um conto de Bernardo Guimarães, “A Garganta do Inferno” (1871).
As atrações turísticas são muitas, como a cachoeira do Rapel, com mais de 200 metros de queda que contam com pocinhos em sua base, ideais para um refrescante banho. Já a cachoeira dos Namorados, se situa em um local de difícil acesso, mas vale à pena a caminhada, a cidade ainda conta com a cachoeira Três Pingos e a represa do Custódio todas elas apropriada para o banho.
Alguns dizem que a mais bela cachoeira, situada na cabeceira da represa do Custório, é a mesma que leva o nome da padroeira do local, Nossa Senhora dos Prazeres. O acesso é demorado onde o carro vai até certo ponto, portanto exige um certo preparo já que depois ainda são necessários mais ou menos quarenta minutos de caminhada, contudo o sacrifício é recompensado pela força da queda. Uma chuva fina, formada pelo bater ruidoso das águas, refresca o cansaço.
Situada a 120 km de Belo Horizonte e a 17 Km de Ouro Preto, este vilarejo possui uma população de pouco mais de 1.500 habitantes, com cultura rica em história, folclores e lendas de domínio popular, baseados em acontecimentos ocorridos entre o quilombo (negros e brancos fugidos) e as milícias no período colonial. Porém a história do aparecimento do povoado retrocede às datas registradas.
Lavras Novas do Coronel Furtado, fora descoberta pela família Cubas de Mendonça, considerada uma mineração de ouro localizado, tendo direito a capela e cultos ecumênicos, portanto vale à pena visitar esses pontos. Sendo de 1717 o documento mais antigo encontrado (batistério de Maria dos Prazeres, filha de tradicional família paulista da época) e evidências que provam que existiu minas auríferas antes das existentes em Mariana e Ouro Preto – segundo Cristina Tárcia – redatora do Jornal Ouro Preto.
Temos certeza que antes de chegar a Lavras Novas, qualquer pessoa que vai pela primeira vez à localidade fica admirado com a topografia do terreno. Enormes blocos de pedra estão dispostos ao longo da estrada, como se tivessem sido jogados do alto da montanha e se equilibrassem ali, podendo continuar a rolar montanha abaixo a qualquer momento.
Ao chegar no Hotel Barroco, teremos o prazer em apresentar e dar dicas sobre como explorar Lavras Novas e Região!