Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência


Praça Tiradentes, 139, Centro (à 2min de caminhada do Hotel Barroco)
Funcionamento: 12h às 18h
Ingresso: R$ 8,00 (Estudantes e idosos pagam meia entrada)

Casa de Câmara e Cadeia

O monumental edifício da Praça Tiradentes foi edificado entre os anos 1785 e 1855, destinado à nova sede do poder municipal. De autoria do capitão-general Luís da Cunha Meneses, governador da Capitania, o projeto foi elaborado já no declínio da atividade mineradora. Os recursos para o custeio da obra vieram de loteria criada para esse fim.

Os serviços exigiram o estabelecimento de uma fábrica de cal e a mão-de-obra era de prisioneiros – negros e “vadios” – submetidos a trabalho forçado. Thomaz Antônio Gonzaga, nas Cartas Chilenas, critica os métodos adotados para garantir a continuidade da obra, considerados cruéis, abusivos e desumanos.

As sete décadas de construção da fortaleza contribuíram para que sua forma, calcada na horizontalidade e geometrismo do estilo renascentista, incorporasse diversas influências arquitetônicas.

A Câmara funcionou no imóvel por 25 anos, sendo posteriormente transferida para o endereço que ainda é o mesmo, na Praça Tiradentes. O casarão a partir dali foi então destinado, na totalidade, à prisão. No início do século XX, o governador João Pinheiro o transformaria em penitenciária estadual. Com a construção da Penitenciária de Neves nas imediações de Belo Horizonte, em 1938, o prédio, desocupado, passou ao domínio da União, para nele instalar o Museu da Inconfidência, cujo decreto de criação é de 20 de dezembro do mesmo ano.

A instituição não se restringe ao prédio da Casa de Câmara e Cadeia. Três anexos abrigam as atividades da direção, secretaria, segurança, restauração e conservação, pesquisa e interação com a comunidade.

O Anexo I abriga o auditório – espaço destinado a eventos do Museu, que também é cedido a outras instituições da cidade – , a Sala Manoel da Costa Athaide, de exposições temporárias, e a Reserva Técnica.

No Anexo II funcionam a direção do Museu, o Laboratório de Conservação e Restauração, as seções de Difusão do Acervo e Promoção Cultural, Segurança e Serviços Gerais, Documentação Museológica e Assessoria de Comunicação.

No Anexo III, conhecido também como Casa do Pilar, ficam o Arquivo Histórico, os setores de pesquisa histórica e musicológica, a Biblioteca, o setor Pedagógico e a estrutura administrativa da instituição

Seções e setores

Seção de Preservação, Documentação e Pesquisa

Compreende os setores de pesquisa, Arquivo Histórico, Musicologia, Documentação Museológica, Biblioteca e o Laboratório de Conservação e Restauração.

Seção de Difusão do Acervo e Promoção Cultural

Abrange as áreas de promoção e difusão cultural, pedagogia, exposição permanente, reserva técnica, auditório, cineclube e Sala Manoel da Costa Athaide. A seção é responsável, ainda, pelo levantamento estatístico e do perfil dos que visitam a exposição permanente, bem como do público usuário do Anexo I.

Seção de Segurança e Serviços Gerais

Responsável por proporcionar segurança física a funcionários e visitantes, bem como aos bens patrimoniais (acervos, instalações e equipamentos do museu e anexos), a seção desenvolve ações preventivas e ostensivas. Zela também pelo asseio, conservação das instalações e de toda a infraestrutura utilizada, além de promover a manutenção dos prédios.

Seção Administrativa

Desenvolve atividades referentes à execução orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e administração dos recursos humanos. Garante o apoio necessário à realização dos projetos da área fim.

Museu da Inconfidência
Exposição de Longa Duração
Praça Tiradentes, 139, Centro
CEP 35400-000
Funcionamento: 12h às 18h
Ingresso: R$ 8,00 (Estudantes e idosos pagam meia entrada)

Anexos I e II
Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro
CEP 35400-000
Tel: (31) 3551-1121/3551-6023/3551-4799

Anexo III (Casa do Pilar)
Rua do Pilar, 76, Bairro Pilar
CEP 35400-000
Tel: (31) 3551-1378/3551-281